Um sorriso bonito pode mudar tudo!
Av. Brasil, 422, Centro, Ceres/GO, 76300-000
62 3307 2558
noticias / Noticias / Facetas de Porcelana: o queridinho da odontologia estética agora com tecnologia digital!

Facetas de Porcelana: o queridinho da odontologia estética agora com tecnologia digital!

Muitas pessoas, em busca do sorriso perfeito, apelam para vários métodos na área da odontologia estética. Um deles são as facetas de porcelana produzidas com tecnologia digital, que são consideradas uma inovação no mercado.

Facetas de Porcelana: o queridinho da odontologia estética agora com tecnologia digital!

Muitas pessoas, em busca do sorriso perfeito, apelam para vários métodos na
área da odontologia estética. Um deles são as facetas de porcelana produzidas com tecnologia digital, que são consideradas uma inovação no mercado.

Se você deseja ter um sorriso como dos famosos da TV, está lendo o artigo
certo. Saiba tudo sobre o tratamento com as facetas de porcelana digitais e porque ela
é uma das opções preferidas das pessoas.

O que são facetas de porcelana?

É um tipo de tratamento odontológico com fins estéticos. Elas são lâminas feitas com porcelana, que é um material muito resistente e são coladas no dente através de um procedimento chamado cimentação, que promove a união química entre a lâmina (faceta) e o dente. Graças a essa união química as facetas se mantêm coladas ao dente.

As facetas de porcelana são indicadas para reparar a estética do sorriso, corrigindo dentes manchados, com formato, tamanho e cor indesejados. Mas também podem ser usadas para corrigir a posição dos dentes, melhorando a oclusão (mordida), dependendo do caso. Na verdade, esse tratamento é indicado para muitas necessidades de alterações da estética dentária e com essa modalidade de tratamento é possível alcançar excelentes resultados.

E como saber quantos dentes tenho que colocar facetas?
Se você tem o sonho de ter o sorriso perfeito, deve marcar uma consulta com um profissional capacitado, que irá avaliar o seu sorriso em conjunto com seu rosto e as suas expectativas.

Um recurso muito utilizado para planejar estes casos estéticos é o DSD (Digital Smile Design – Design Digital do Sorriso) que funciona como um “Test-drive digital”. As fotos digitais, realizadas na consulta de diagnóstico, são manipuladas num software a fim de simular o resultado desejado. Com o projeto feito, o paciente consegue visualizar o tratamento proposto. E se envolve no processo de concepção do novo sorriso opinando ativamente nos detalhes.

Em alguns casos podem ser feitas facetas somente em dentes da frente, mas cada caso deve ser avaliado de forma única, personalizada. Os dentes inferiores também devem ser observados. Se você deseja ter um sorriso bem claro e iluminado, os dentes de baixo podem ficar escuros, destoando e deixando o sorriso desarmônico.
Neste caso, deve-se considerar também colocar as facetas de porcelana também nos dentes de baixo, para que não se perceba a diferença de cor.

Qual o material usado durante o procedimento?

Essa é a curiosidade de muita gente. Existem várias opções no mercado mundial atualmente e a cada dia essa diversidade aumenta. Os materiais mais utilizados no tratamento com facetas de porcelana são o dissilicato de lítio e a porcelana felspática enriquecida com leucita. São materiais muitos seguros para se trabalhar, com excelente estética e bem resistentes, podendo ser produzidos em diversas espessuras.
Algumas delas são tão finas que recebem o nome de lentes de contato dental.


Como é feita a preparação do dente para o procedimento?

Primeiramente, o paciente faz uma avaliação geral com o dentista a respeito da
saúde bucal com avaliação clínica e exames de imagem. O DSD (Digital Smile Design – Design Digital do Sorriso) normalmente é usado para que o dentista e o paciente decidam quais dentes serão incluídos no tratamento e para acertar os detalhes sobre a cor, formato e tamanho.

É feito um projeto digital e “provado” na boca do paciente. Assim, o paciente visualiza o resultado e somente após este projeto ser aprovado se inicia a fase de execução das porcelanas.

O desgaste dos dentes é feito de forma planejada e muito conservadora. Com a tecnologia digital, as incômodas moldagens não são mais necessárias. O scanner (CEREC) capta as imagens dentro da boca e cria um modelo virtual e sobre este modelo virtual é feito o desenho das facetas de porcelana.
O scanner envia as imagens da faceta a ser confeccionada para a fresadora CEREC, que lembra uma impressora 3D. As peças de porcelana são esculpidas em minutos... e pronto! O paciente volta para casa com o sorriso terminado em tempo recorde!
Como é a instalação das facetas de porcelana?

Depois que as peças estão prontas, vem a fase de colocação. O dentista sempre faz uma prova junto com o paciente para checar a adaptação, que com a tecnologia digital é incrível! Também é checado se as alterações estéticas atingiram a expectativa do paciente.

O processo de colagem se chama cimentação, que como já comentado, promove uma união química entre a faceta e o dente, o que torna a faceta de porcelana um procedimento muito seguro e durável.

É recomendado que o local seja anestesiado para que o paciente não sinta desconforto e para que o dentista consiga trabalhar mais tranquilamente.

Como cuidar das facetas de porcelana?

Assim como qualquer tratamento odontológico, as facetas de porcelana exigem
alguns cuidados diários de rotina.

A forma mais viável e segura de manter por muito mais tempo as peças
sempre brilhando, é mantendo uma impecável higiene bucal e fazendo visitas
regulares ao dentista.

Fazer a higienização bucal eficiente, com o uso do fio dental e uma boa escovação nos dentes pelos menos 3 vezes ao dia após as principais refeições, é o mais recomendado pelos dentistas.

Duração das facetas de porcelana

Dependendo do cuidado do paciente em manter uma boa higiene bucal, as
facetas de porcelana podem durar por vários anos com ótima estética.

No entanto, com o passar dos anos, pode acontecer da gengiva subir e haver a
necessidade de alteração no trabalho para que toda a estética do dente seja
mantida.

Facetas de porcelana ou lentes de contato dental?

Com a evolução das porcelanas, cada vez mais resistentes e estéticas, as lentes de contato dentais ultrafinas são uma opção viável, conservadora e segura de tratamento estético do sorriso.

A principal diferença entre a lente de contato dental e a faceta é a espessura da lâmina de porcelana.
No entanto, as lentes só podem ser utilizadas em casos de alterações menores, com os dentes alinhados e com coloração boa.

Tanto a lente de contato quanto a faceta de porcelana podem ser produzidas com o CEREC, tecnologia digital já disponível no IOFI.


Venha para o IOFI e transforme seu sorriso com modernidade, rapidez e conforto!

 

Agende uma Consulta

*Este é um pré agendamento de consulta, em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato para efetivar o agendamento.
Av. Brasil, 422, Centro, Ceres/GO, 76300-000 62 3307 2558

Um sorriso bonito pode mudar tudo!

Invisalign é o sistema de tratamento ortodôntico realizado com aparelhos (alinhadores) que apresentam os seguintes benefícios:- Discreto e pratic

Sexta, 05 de Abril de 2019 às 16:04:47
Odontologia

Conheça o tratamento dos famosos

Se você segue os famosos nas redes sociais, provavelmente já deve ter reparado algo em comum em todos eles: o sorriso ultra perfeito. O segredo de dentes tão brancos e sim&eacut

Terça, 26 de Março de 2019 às 16:03:21
Odontologia

Relação entre a saúde bucal e as doenças do coração

O que você pensa quando o assunto é a saúde do seu coração? Se o colesterol está bom? Se a pressão está controlada? Você est&aacu

Terça, 26 de Março de 2019 às 11:03:03
Odontologia