Facetas de Porcelana: o queridinho da odontologia estética agora com tecnologia digital!
Av. Brasil, 422, Centro, Ceres/GO, 76300-000
62 3307 2558
noticias / Noticias / Disfagia: o que é e como é o tratamento?

Disfagia: o que é e como é o tratamento?

A disfagia é qualquer dificuldade na deglutição, ou seja, uma alteração no ato de engolir alimentos ou saliva, podendo ocorrer em qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o estômago. Pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em bebês e idosos.

 

Mesmo que muitas pessoas tenham problemas para ingerir alimentos, a disfagia muitas vezes é negligenciada. O problema é que ela pode ser um sintoma de outra doença grave. Por exemplo, dados mostram que metade dos pacientes que sofreram AVC sofrem da disfagia. De 52 a 82% dos pacientes com doença degenerativas correm o risco de possuírem disfagia. O número é um pouco menor, quando se trata de pacientes com câncer de pescoço e de cabeça.

 

É importante ressaltar que a disfagia não é uma doença por si só, mas sim um sinal ou sintoma relacionado à outra patologia, mas que pode ocasionar ao indivíduo problemas emocionais, isolamento social, desidratação, desnutrição, além de complicações mais graves como a pneumonia aspirativa e o óbito.


 Como descubro se tenho Disfagia?

 

 Segundo especialistas, passar muito tempo subestimando os sinais que o corpo dá pode ser crucial para o agravamento de outras complicações. A disfagia é um sintoma que indica que algo não vai bem em nosso organismo.

  

Veja alguns dos principais sintomas que a Disfagia apresenta:

 

• Dificuldade de mastigar, preparar e manter o alimento dentro da boca

• Tempo prolongado para engolir

• Necessidade de engolir várias vezes para o alimento, líquido ou saliva descer

• Restos de comida dentro da boca após engolir

• Dor ao engolir

• Sensação de alimento parado na garganta

• Escape de alimento pelo nariz durante a alimentação

• Mudança na voz após engolir

• Mudança da cor da pele durante ou após a alimentação (palidez/cianose ou “pele roxa”)

• Tosse ou pigarro constante durante a alimentação

• Engasgos frequentes durante as refeições ou ao deglutir saliva

• Falta de ar

• Perda de peso

• Pneumonias de repetição

• Falta de interesse em se alimentar ou recusa alimentar

• Necessidade de mudanças na consistência dos alimentos


 

 Tipos de Disfagia

 

Basicamente temos dois tipos de disfagia.

•      Disfagia orofaríngea ou Alta: Este tipo de disfagia ocorre na boca (fase oral) ou na garganta (fase faríngea), e pode ser causada por doenças neurológicas. A causa mais comum deste tipo de disfagia é o AVC.

•       Disfagia Esofágica ou Baixa: Este tipo de disfagia acontece no esôfago, e há uma irritação ou bloqueio que geralmente requer um procedimento cirúrgico.

 

Possíveis causas da disfagia


Podem haver diversas causas para a disfagia: problemas de ordem neurológicas, musculares, psicológicas. Mas ela também pode decorrer do próprio envelhecimento natural.

A disfagia pode ser classificada, de acordo com a causa, em:

- Neurogênica: causada por doenças neurológicas ou traumas;

 

- Mecânica: traumas, inflamações agudas dos tecidos da orofaringe, câncer da região de cabeça e pescoço, ressecções cirúrgicas etc.;

- Decorrente da idade: processo natural de envelhecimento;

- Psicogênica: manifestação da disfagia por quadros ansiosos ou depressivos;

- Induzida por drogas: alguns medicamentos podem desencadear disfagia como efeito colateral

Outros fatores comuns que podem estar associados a causa da disfagia são alguns medicamentos tais como antibióticos e até mesmo anti inflamatórios. Remédios esses que necessitam de prescrição médica e não devem ser tomados por conta própria.

  

Sinais esperados para um indivíduo disfágico

Existem certos sinais da disfagia, que podem ser identificados de maneira simples. Se existir alguém próximo a você com alguns desses sintomas peça para ela entrar em contato conosco e marcar uma consulta! É melhor sempre prevenir. Os sinais são:

?     Dificuldade para realizar a mastigação do alimento;

?     Dificuldades durante a mastigação;

?     Redução do controle oral do alimento na cavidade oral;

?     Escape do alimento para a faringe;

?     Regurgitação nasal ou oral;

?     Lentificação para a manipulação e preparo do alimento para deglutir;

?     Engasgos frequentes para qualquer consistência alimentar; Insegurança e ansiedade no momento de refeição; Qualidade vocal molhada, hipersecreção constante e alterações do padrão respiratório.

 

Possíveis tratamentos

O tratamento da disfagia requer alguns cuidados e dependerá do tipo e grau do comprometimento. Normalmente é multidisciplinar e nele estão envolvidos profissionais como médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Pode envolver medidas fonoterápicas, clínicas ou cirúrgicas.

 

É muito importante que se tenha um diagnóstico precoce e um tratamento adequado,  podendo assim evitar até casos de óbito. No entanto, podemos ficar atentos à algumas medidas  como forma de prevenção e / ou evitar complicações dos sintomas.

 

VEJA  ALGUMAS DICAS:

- Alimente-se em posição confortável, de preferência com postura ereta (sentado);

- Ao mastigar triture bem os alimentos. Coma sem pressa;

- Evite distrações enquanto se alimenta (conversar enquanto está deglutindo, assistir TV, ouvir rádio, permanecer em ambiente barulhento, etc);

- Se houver consistências  de alimentos que causam dificuldades, procure ajuda com um profissional especializado;

- Se presenciar alguém engasgando, nunca ofereça água ou coloque o dedo na garganta da pessoa. Deixe-a tossir e caso você não seja treinado para realizar manobras de primeiros socorros, procure rapidamente alguém habilitado;

- Não fique com dúvidas a respeito de sua deglutição.

 

Procure uma equipe de saúde especializada para lhe ajudar.

No Instituto IOFI, você tem acesso não só a informações que podem esclarecer suas dúvidas e melhorar sua qualidade de vida. Possuímos profissionais extremamente qualificados, prontos para te atender! Cuide de você, marque já uma consulta.

 

Agende uma Consulta

*Este é um pré agendamento de consulta, em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato para efetivar o agendamento.
Av. Brasil, 422, Centro, Ceres/GO, 76300-000 62 3307 2558