Facetas de Porcelana: o queridinho da odontologia estética agora com tecnologia digital!
Av. Brasil, 422, Centro, Ceres/GO, 76300-000
62 3307 2558
noticias / Noticias / Considerações sobre Disfunção Temporomandibular (DTM)

Considerações sobre Disfunção Temporomandibular (DTM)

ATM significa "Articulação Temporomandibular" - são duas pequenas articulações, localizadas na região anterior à orelha de ambos os lados, que conectam as extremidades da mandíbula ao esqueleto do crânio. E permitem os movimentos da boca como abertura, fechamento, e funções como mastigar, falar e engolir.

Como toda articulação ela pode apresentar problemas específicos que interferem em sua função - são as Disfunções Temporomandibulares (DTMs) ARTICULARES e pode também apresentar problemas relacionados aos músculos da mastigação – são as Disfunções Temporomandibulares (DTMs) MUSCULARES.

Os sinais e sintomas mais observados são dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATMs, travamento na mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça entre outros.

Não existe uma causa específica para as DTMs, porém existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresentem. Alguns destes fatores são trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, hábitos como mascar chicletes, roer unhas, até mesmo predisposição genética para dores crônicas, dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; atualmente, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.

O tratamento de escolha das DTMs nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados. Podendo incluir dispositivos intraorais (as famosas “placas de mordida”) de vários designs, intervenções cognitivo-comportamentais, bloqueios anestésicos, exercícios posturais, exercícios de relaxamento, exercícios de fortalecimento, medicações (analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, ...), viscossuplementação, agulhamento, termoterapia, eletroterapia (TENS, ...), laser, acupuntura e outros. Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada.

Enfim, para o sucesso do tratamento, o primeiro e mais importante, SEMPRE, é um correto DIAGNÓSTICO do caso. O especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial é o profissional recomendado e está capacitado para diagnosticar se realmente é uma DTM, qual DTM, se MUSCULAR e / ou ARTICULAR. E dessa forma selecionar adequadamente as modalidades que melhor servirão para o caso específico, de maneira a proporcionar melhora sintomatológica e recuperação funcional!

 

Para encontrar um especialista perto de você, busque o indicador profissional da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial: www.sbdof.com

 

 

Dr. Ronaldo Pacheco de Araújo

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Especialista e Mestre em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Certificado em Odontologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono

Fellow of the World Federation of Orthodontists

Agende uma Consulta

*Este é um pré agendamento de consulta, em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato para efetivar o agendamento.
Av. Brasil, 422, Centro, Ceres/GO, 76300-000 62 3307 2558

Facetas de Porcelana: o queridinho da odontologia estética agora com tecnologia digital!

Facetas de Porcelana: o queridinho da odontologia estética agora com tecnologia digital! Muitas pessoas, em busca do sorriso perfeito, apelam para vários métodos na

Sexta, 07 de Junho de 2019 às 13:06:32
Odontologia

Um sorriso bonito pode mudar tudo!

Invisalign é o sistema de tratamento ortodôntico realizado com aparelhos (alinhadores) que apresentam os seguintes benefícios:- Discreto e pratic

Sexta, 05 de Abril de 2019 às 16:04:47
Odontologia

Conheça o tratamento dos famosos

Se você segue os famosos nas redes sociais, provavelmente já deve ter reparado algo em comum em todos eles: o sorriso ultra perfeito. O segredo de dentes tão brancos e sim&eacut

Terça, 26 de Março de 2019 às 16:03:21
Odontologia